Skip to main content

Anculheta


Inspirada no conceito de ‘ouroboros’ – a serpente que come o próprio rabo – a fotografia Anculheta estabelece diálogo com a ideia da ampulheta, instrumento utilizado para medir o tempo. Na foto, observamos o casal de artistas em conexão através do contato corporal, que se dá tanto pelo toque entre cabeça e pés, como também a sutil troca da dedada anal.

Corpo a corpo, o toque na pele demonstra a relação existente entre ambos. O tempo pode ser observado na imensidão do fundo escuro que abriga a dança estática que o círculo abstrato das corpas formam, fato que nos remete às sugestões que estão nas entrelinhas do que representa o ouroboros, ou seja, a posição das corpas nos possibilita pensar no contínuo fluxo de desconstrução e reconstrução em que nossas existências se encontram, transbordando saberes e desejos.

Anculheta pode revelar-se como uma reconfiguração da transitoriedade das corpas que ao se desprenderem do tempo estão livres, permitindo-se tocar e ser tocada. O silêncio se faz presente pelo teor quase mórbido da fotografia, que se alimenta – como ouroboros – de seu tétrico estado para dizer exatamente o oposto: estas corpas estão vivas, tocam-se, buscam em si e no outro o respiro tátil da vida.

Inspired by the concept of ‘ouroboros’ – the snake that eats its own tail – the Anculheta photograph establishes a dialogue with the idea of the hourglass, an instrument used to measure time. In the photo, we observe the couple of artists in connection through body contact, which occurs both through the touch between head and feet, as well as the subtle exchange of anal fingering.

Body to body, the touch of the skin demonstrates the relationship between them. Time can be observed in the immensity of the dark background that houses the static dance that the abstract circle of bodies form, a fact that reminds us of the suggestions that lie between the lines of what the ruaboros represents, that is, the position of the bodies allows us to think about the continuous flow of deconstruction and reconstruction in which our existences find themselves, overflowing with knowledge and desires.

Anculheta can reveal itself as a reconfiguration of the transience of bodies that, when detached from time, are free, allowing themselves to touch and be touched. Silence is present through the almost morbid content of the photograph, which feeds – like ursoboros – on its eerie state to say exactly the opposite: these bodies are alive, they touch each other, they seek in themselves and in others the tactile breath of life.

foto [photos]: Bruno Novadvorski & Chris, The Red
performers: Bruno Novadvorski & Chris, The Red
onde [where]: Porto Alegre, RS
ano [year]: 2021

galeria de imagens [image gallery]